VMB 2007

setembro 28, 2007

Como no VMA, o VMB 2007 deu mais espaço a música. Sem muito falatório, com muitos shows e apresentações em um palco separado.

(cobertura completa – http://mtv.uol.com.br/)

A própria programação da emissora já dava sinais de mudanças interessantes. O fato dos vídeo-clipes não serem mais o carro chefe da programação, dando mais espaço para programas com verdadeiro conteúdo (mais uma vez valorizando a música) mostram que a MTV continua com suas características de vanguarda, inovando, ditando tendências e transformando conceitos em atitudes.

Até aí, tudo ótimo. O problema reside do outro lado da telinha. A TV é reflexo dos seus telespectadores. Considerar um programa ou emissora ruins é transferir essa crítica para os que dão audiência a elas.

Apesar da MTV (na minha opnião) não se encaixar nesse produto de baixa qualidade, a principal premiação do VMB refletiu como a audiência anda escutando coisa ruim.

A principal premiação da noite (artista do ano) foi para a banda NXZero, com a música Razões e Emoções. Também reflexo de uma cultura norte-americana: emo. Seguindo a linha de bandas como Fall Out Boys e Panic! At the Disco. Onde está a grande composição? Um conjunto de acordes bacana? É só um lixo musical que a indústria fonográfica anda jogando em cima dos jovens. NXZero bater D2, Skank, Lobão e Cachorro Grande é demais para mim (eu dispensaria da lista os gagás do Capital Inicial, os repetitivos do Charlie Brown, o pop chato do Jota Quest, os nervosinhos do CMP22 e até a bonitinha da Pitty).

Já ouvi alguns profetizarem que a música irá acabar. Sou contra. Não concordo. Mas, fatos como esse, fazem com que até os mais fiéis a utopias, passem a ser descrentes.

* votação pessoal: estes, sim, deveriam ter ganhado o prêmio de artistas do ano!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: