Hip Hop

setembro 3, 2007

O Brasil é um país que ainda pensa que investir na elite vai levar ele pra frente. Ledo engano. Direcionar recursos para os pobres, transformar as milhares de pessoas carentes em pontenciais trabalhadores, dentre outras reformas é que vão transformar esse país em um “dimensões-continentais” do primeiro mundo.

Onde quero chegar? Bom, na música não é diferente. A esmagadora maioria dos grandes músicos e as melhores composições saíram das cadeias mais baixas da nossa sociedade. Não só da nossa, mas como a dos outros, lá de fora. Exemplos?

O samba de Cartola e Adoniram Barbosa. Ambos vieram das periferias de Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente. Michael Jackson, o rei do pop. Além de louco, era, quando novo, pobre pobre de marré deci. Chuck Berry, saiu dos subúrbios de St. Louis, Missouri, para o mundo do Rock. Bob Marley viveu por vários anos na lama, no interior da Jamaica (mais precisamente na cidade de Kingston). Racionais MC´s e MV Bill representam o hip hop brasileiro e têm suas letras inspiradas no mundo onde nasceram e ainda vivem: nas periferias.

Este último (hip hop), saiu de vez dos radinhos de pilha para o som tunado do carro de muito playboy. Essa mudança ganhou força com os músicos norte-americanos. Lá, o hip hop é quase unanimidade e influencia o gosto musical de milhares de pessoas pelo mundo.

Não sou fã. Mas gosto de ver a mistura musical que muitos destes caras fazem, além de remixes e mashup´s bem interessantes.

Um camarada que anda fazendo muito sucesso é o Sean Kingston. Não sei se foi pobre, fudido ou sem um cruzado no bolso. Mas ele entrou nas paradas com uma música legalzinha e que tem base em uma referência, a primeira vista, incomum ao hip hop. Quem? The Beatles! Isto mesmo cara pálida. A batida de Beautiful Girls fez um mash up com a música Stand By Me.

Isso é No Talo. Espaço democrático. Uma bagunça de sons, onde tudo e todos tem espaço! Aumente o som e fique a vontade!

*Curiosidade: Sean Kingston tem 17 anos! Não é curiosidade? Pô, é no mínimo diferente! E você aí com seus 30, tocando DÓ RÉ MI FÁ FÁ FÁ no violão…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: